sexta-feira, 24 de abril de 2009


Priscilla Leone (Pitty) nasceu no dia 07 de outubro na cidade de Salvador na Bahia. Filha do comerciante Luiz e da dona de casa Tina, desde cedo se interessa pela música. Dos 10 aos 14 anos de idade mora em Porto Seguro, também no estado da Bahia e é la que aos 12 anos, logo após assistir a um show, que começa a paixão para valer. A partir daí, resolve montar uma banda. Em 1998, Pitty se junta com três amigas (Liz, Carol e Lulu) e forma a banda Shes onde assume a bateria. Para ela, foi um dos períodos mais divertidos de sua vida. Não chegam a gravar nenhum álbum. No entanto, fazem shows e chegam a fazer algumas fotos para divulgar seu trabalho.
Logo depois conhece Pedro (guitarrista do Inkoma) e faz uma pilha para se tornar a vocalista da banda que eles tanto procuravam. Como toda banda, ensaiam na garagem da casa do batera, tocam em festinhas, gravam demo. O negócio vinga e eles ficam 5 anos na estrada fazendo shows.
Um dos melhores momentos da banda é quando eles gravam uma faixa chamada “Não me Importo” para o CD Traído, um tributo aos Ratos de Porão que conta com a participação de 20 bandas. E finalmente em 2000, lançam o CD Influir que conta com músicas como Revolução Mental, HC e Salve Salvador.
Chegam a se apresentar no programa Musikaos da TV Cultura, apresentado por Gastão Moreira (ex-VJ da MTV). Mas nessa época, Pitty começa a querer seguir outro rumo. Com um bom material nas mãos, fruto de suas composições (muitas delas nascidas em seu quarto em Salvador), ela muda-se para o Rio de Janeiro onde conhece Rafael, produtor musical, também conhecido como batera do Baba Cósmica e por ter apresentado o Quiz MTV.

Começam os primeiros movimentos para gravar o álbum Admirável Chip Novo. Faltavam ainda um guitarrista e um baixista para a gravação, já que o baterista já era certo: Duda. É aí que Pitty convoca Dunga para o baixo e Peu para a guitarra. Aliás, Peu já havia tocado numa banda chamada Úteros em Fúria, cujo vocalista Émerson Boreu morreu no ano de 2004.

Já no estúdio, Pitty ainda conta com a colaboração do produtor musical Liminha, muito conhecido no meio. Ele já produziu grandes clássicos do rock nacional como Cabeça Dinossauro dos Titãs. Além disso, o cantor Paulinho Moska dá sua contribuição na faixa Temporal tocando violão.
Em seguida, juntamente com a banda, Pitty grava o primeiro clipe e a partir de então o sucesso vem à tona. Máscara torna-se um dos clipes mais pedidos de vários programas musicais nacionalmente conhecidos. Sem contar com a forte divulgação em rádios, pois a música também é muito pedida. Em suma, esse clipe tornou-se o seu cartão de visitas e a porta de entrada definitiva no cenário musical.
E os resultados logo começam a aparecer: já em 2003 Pitty é indicada a Revelação no VMB da MTV, mas o prêmio acaba nas mãos dos Detonautas. Depois disso, ela lança outro clipe chamado Admirável Chip Novo, música que dá nome ao CD e também torna-se um sucesso. Um fato curioso é que neste clipe, o guitarrista era outro. Ele se chama Luciano, já que Peu não pode permanecer no Rio de Janeiro, pois ele morava com a esposa e a filha em São Paulo.

Em outubro de 2003, Pitty lança o clipe de Teto de Vidro com a volta de Peu às guitarras (ela resolve morar em São Paulo) e o clipe encerra o ano como o mais pedido do programa Top 20 da MTV.

Depois do plantio, vem a colheita. E em 2004, ela é indicada como Revelação no Prêmio Multishow de Música Brasileira. Como a votação para indicação era pela Internet, houve uma forte campanha aqui no fã-clube para a inclusão de seu nome em uma das categorias.
Mas a campanha ficou mais acirrada depois da indicação, pois a votação para ganhar o prêmio também era pela Internet. Resultado: Pitty acaba ganhando o prêmio das mãos da apresentadora Hebe Camargo. Nitidamente emocionada, ela dedica o prêmio à banda e a nós que admiramos muito o seu trabalho.
Também em 2004, ela grava o quarto clipe do álbum ACN. Dessa vez a música Equalize é escolhida e curiosamente ela já era um sucesso nas rádios. O clipe rendeu quatro indicações ao VMB, sendo que uma delas a votação era pela Internet. Já o clipe Admirável Chip Novo concorreu na principal categoria chamada Escolha da Audiência.

A noite de 05 de outubro de 2004 vem a ser um marco em sua carreira. Depois de pouco tempo de exposição ao grande público, ficava difícil acreditar que ela levaria algum prêmio do VMB para casa. Entretanto, todos nós do fã-clube jamais deixamos de acreditar que fosse possível. E na categoria Melhor Clipe de Rock na qual concorriam bandas do calibre de Sepultura e O Rappa, Pitty leva a melhor e ganha o primeiro prêmio da noite com o clipe de Equalize.
Porém, o melhor ainda estava por vir. Na categoria Escolha da Audiência, a última e principal do VMB, em que concorrem aproximadamente 20 clipes, ela vence com o clipe de "Admirável Chip Novo" . Um momento indescritível, emocionante. E estas premiações foram fruto da opinião do público, pois estas categorias dependiam de votação pela Internet.
Já no final de 2004, ela ainda encontra tempo para gravar o quinto clipe do seu primeiro CD. A música escolhida foi " Semana Que Vem".


O ano de 2005 começa com mudanças na banda. Peu sai novamente para dar lugar a Martim (ex-Cascadura). Ele entra junto com a Pitty no estúdio para gravação do segundo CD chamado "Anacrônico. Ela repete a parceria com o produtor Rafael Ramos e lança um álbum com 13 canções inéditas.
Na edição do VMB desse mesmo ano, ela coleciona mais alguns prêmios. O primeiro foi o Ídolo MTV. Em seguida, Pitty conquista o prêmio de performance ao vivo junto com a banda Ira! e por fim, ganha na categoria Banda dos Sonhos onde é escolhida como vocalista.

No ano seguinte, Pitty dá prosseguimento a participação dos grandes festivais que acontecem de norte a sul do país. Ela participa novamente das edições do Planeta Atlântica no RS e no Festival de Salvador. Ainda marca presença na edição do Ceará Music. Além disso, é convidada para participar num festival internacional, o Rock In Rio in Lisboa onde ela divide o palco com grandes nomes do rock como Red Hot Chilli Peppers e Roger Waters.
Quanto aos clipes, ela despeja mais dois do ábum "Anacrônico". O primeiro foi "Memórias" que ganhou o prêmio de melhor clipe do Prêmio Multishow de Música Brasileira e o segundo é "Déjà Vú". Aliás, em termos de premiações, 2006 também foi um ano generoso com a Pitty. Depois de ganhar prêmios no Multishow e no canal Nickdleon, ela fatura vários outros no VMB. São eles: Melhor Clipe de Rock, Melhor Site, Banda dos Sonhos (de novo) e o principal da noite, a Escolha da Audiência. De fato, outra noite emocionante e inesquecível para todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário