quarta-feira, 15 de abril de 2009

Jota Quest


Tudo começou em 1993, quando o baixista PJ e o batera Paulinho Fonseca decidiram montar uma banda de black music. Eles acabaram conhecendo Márcio Buzelin (teclados e programações) e Marco Túlio Lara (guitarra). Só faltava um vocalista. Treze cantores foram testados até que os quatro aprovaram um: Rogério Flausino.
O grupo tocou durante dois anos na noite de Belo Horizonte em pequenas apresentações. Num dos primeiros shows, a casa perguntou o nome da banda para fazer os cartazes de divulgação e sem maiores explicações, Johnny Quest foi o nome escolhido, seguido pela abreviação J. Quest.
O primeiro CD saiu de maneira independente em 1995 e logo na seqüência, a gravadora Sony contratou o grupo. Abriram alguns shows para a conterrânea Skank, adquirindo experiência, e estrearam, enfim, em âmbito nacional, com um álbum auto-intitulado.

Com lançamento de J. Quest, logo vieram o reconhecimento e o sucesso. O grupo se utilizava da imagem e da sonoridade do funk e da black music dos anos 70, com influências de música pop e muito swing. As Dores do Mundo, Encontrar Alguém e Onibusfobia estouraram nas rádios de todo o país e o grupo passou a ser muito requisitado.
Em 1998, antes de lançarem o disco Planeta dos Macacos, a banda sofreu um processo, movido pela Hanna-Barbera, que detém a marca registrada da personagem Johnny Quest. Com isso, o nome da banda foi mudado para Jota Quest. O segundo trabalho
consolidou de vez os mineiros na cena musical brasileira, principalmente com a música-título e a balada Fácil, umas das faixas mais tocadas da época.
Em 2000, a banda lançou o CD Oxigênio, cheio de canções pop e com letras românticas. A novidade não foi aprovada por todos os fãs, mas o Jota Quest continuou figurando entre as principais bandas brasileiras.

Dois anos depois, retomaram o prestígio com o público, lançando Discotecagem Pop Variada. O carro-chefe desse trabalho foi o hit Na Moral, que levou o Jota Quest novamente ao topo das paradas. Com todo o clima favorável, lançaram um ao vivo produzido pela MTV, em CD e DVD. Gravado em Belo Horizonte, o material traz os dezoito maiores sucessos da carreira do grupo, cantados em coro por milhares de pessoas e ainda uma participação especial de Arnaldo Antunes e Thaíde.
Depois de Ao Vivo MTV, o grupo preparou um trabalho de inéditas e lançou, em 2005, o sexto CD Até Onde Vai, com destaque para a música Além do Horizonte, que já foi sucesso nas vozes de Roberto e Erasmo Carlos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário